domingo, 6 de março de 2011

Combinação tímbrica

Combinação tímbrica – resulta da mistura do timbre (vozes) de instrumentos diferentes.
  • Existem também misturas de timbres que associados a outras características da música nos permitem diferenciar estilos musicais (clássico, música moderna, música tradicional, etc.)
  • Há associações ou combinações tímbricas que são características de determinados géneros musicais que facilmente nos permitem distinguir tradições culturais de diferentes países.
Música chinesa - "Jasmine" tocado por violino, violoncelo e harpa.



Agora um tema de Vivaldi tocado por uma orquestra de cordas. Como podes ver a combinação tímbrica (instrumentos) são os mesmos mas o estilo música é diferente.



No próximo vídeo a combinação tímbrica é bem diferente! Estão a tocar aem conjunto (e também a solo) variados instrumentos de sopro (medeiras e metais), percusssão e cordas. O resultado final (cor tímbrica) é poderoso! 



Selecção tímbrica A mistura tímbrica pode ser mais semelhante ou contrastante, contribuindo para isso o material dos instrumentos (madeiras, metais, peles), o modo de fabrico dos instrumentos, o tamanho e a forma de produção do som (sopro, percutido, dedilhado). A selecção tímbrica contribui também para a expressividade musical.

No vídeo que se segue podes ver um conjunto instrumental com semelhanças tímbricas.



E neste  podes observar os contrastes tímbricos. Os vários instrumentos da orquestra ora tocam em conjunto, ora tocam agrupados por famílias, ora tocam a solo (destacando-se sobre a orquestra). O resultado final é muito alegre, variado, festivo.



Um outro exemplo de contraste. Um duo de piano e saxofone.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.