Maestro – É o responsável pela direcção artística da orquestra. Ele desempenha um papel muito importante durante os ensaios, dando instruções aos instrumentistas sobre o modo como devem interpretar as músicas. Nos concertos ele assegura a coordenação entre todos, dá indicações de expressividade e as entradas dos instrumentos.
No vídeo que se segue podes ver em "acção" um conhecido maestro - Gustav Dudamel - a dirigir um orquestra venezuelana que toca uma peça de Leonard Bernstein (também famoso maestro e compositor contemporâneo) .
Ensaio – É onde os instrumentistas e maestro preparam as peças musicais tendo em vista a melhor qualidade nos concertos. Na música o concerto é uma oportunidade única - pode correr bem ou não! - isso depende "muito" do trabalho de preparação anterior.
No proximo vídeo podes observar Leonard Bernstein durante um ensaio, no qual dá indicações aos músicos instrumentistas acerca do modo como pretende a interpretação da peça musical. No final do vídeo verás um excerto da peça dirigida pelo maestro em concerto.
Podes ver ainda mais exemplos do trabalho de maestros nestes links:
- Ricardo Chailly ensaiando uma sinfonia de G. Mahler com uma orquestra de Amesterdão AQUI
- Gustavo Dudamel dirigindo "Mambo nº5" de Leonard Bernstein AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.